3 dicas para cuidados com a pele no verão

Você sabia que a pele muda a cada estação do ano? Se no inverno ela fica mais ressecada devido aos banhos quentes, durante o verão ela também pode apresentar um aspecto áspero, o fato de ser muito quente facilita o ressecamento, queimadura, envelhecimento precoce e doenças relacionadas à exposição excessiva ao sol, como o câncer de pele.

Por conta de tudo isso e pensando em aproveitar ao máximo o seu verão e cuidar da sua pele, é necessário tomar alguns cuidados, como manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada, beber bastante líquidos, usar protetor solar e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença neste verão e para o restante da sua vida.

1. Mantenha a pele limpa e hidratada

Um dos trunfos para manter a pele saudável durante o verão é te-la sempre limpa e hidratada. É recomendado tomar 2 banhos por dia durante essa época, para eliminar o suor. No entanto, se o calor for muito intenso é possível tomar mais duchas, e para não deixar a pele mais ressecadas com os sabonetes comuns, indicamos usar CeraVe Loção de Limpeza Hidratante para limpar e hidratar a sua pele já no banho.

Após o banho é de extrema importância se secar bem, principalmente entre os dedos e articulações, e hidratar, ainda mais, a sua pele, tanto a do rosto quanto a dor corpo. Para isso, indicamos o uso da Loção Facial Hidratante de CeraVe para os cuidados com o rosto, deixando sua pele profundamente hidratada e restaurando a barreira protetora da pele do rosto. Já para o corpo indicamos o Creme Hidratante CeraVe, enriquecido com 3 ceramidas e ácido hialurônico, promovendo hidratação o dia todo para a sua pele.

2. Evite exposição excessiva ao sol

Tenha sempre muito cuidado ao ficar exposto ao sol. Por maior cuidado, qualquer excesso pode ser perigoso. Além dos riscos de insolação, o excesso de sol tende a maiores riscos de doenças como o câncer de pele e problemas dermatológicos, como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce, entre outros.

Por isso, se programe para estar no sol fora dos horários de pico. Evite exposição entre 10 horas da manhã e às 4 horas da tarde para que a radiação solar não te afete de maneira tão agressiva. Caso esteja na praia, por exemplo, o ideal é optar por locais cobertos na maior parte do tempo até que o sol diminua. Usando sempre, muito protetor, chapéu/boné e guarda-sol.

3. Use protetor solar

Usar protetor solar diariamente é importante para evitar o envelhecimento precoce da pele e para a proteção contra os raios UVA (raios solares que alcançam a camada interna da pele – a derme) e UVB (raios solares que atingem a camada externa – a epiderme).

Utilizar o protetor solar diariamente é imprescindível. Por isso, os dermatologistas recomendam que ele seja reaplicado ao longo do dia. O ideal é não deixar a pele desprotegida em nenhum momento. O recomendado é que a aplicação aconteça de 20 a 30 minutos antes do contato com os raios solares, reaplicando o produto a cada três horas.

Para àqueles que desejam ficar bronzeados sem prejudicar a pele, podem optar por usar um protetor solar mais fraco, com FPS 4 ou 8, por exemplo, pois consegue filtrar os raios nocivos do sol e deixam a pele mais bonita, com um tom dourado.