A importância de saber o seu tipo de pele

Existem 4 principais tipos de pele: oleosa, seca, normal e mista. Além disso, é possível tratar peles sensíveis e acneicas. Saber qual o tipo de pele que você tem, permite procurar produtos eficazes e certos para a sua necessidade.

No entanto, nosso tipo de pele varia durante a vida por conta de alterações hormonais. Por isso, é importante ir a um dermatologista e fazer uma avaliação da pele a cada dois anos, para estar sempre com os produtos corretos na sua rotina de cuidados com a pele.

Saber o seu tipo de pele e saber que seu tipo pode mudar conforme você amadurece é importante. Uma pele oleosa na adolescência pode ficar mais seca com o passar dos anos, assim como uma pele seca pode se tornar normal ou até mista conforme o envelhecimento.

Quando usamos produtos que não são para o nosso tipo de pele, muitas vezes ao invés de ajudar, pode causar problemas na pele, por isso saber o seu tipo de pele é de extrema importância. Não é à toa que existem diversos tipos de produtos e com texturas diferentes, cada um é para uma adaptação melhor de um tipo específico de pele.

Sabendo da importância de conhecer a sua pele, deixamos uma explicação rápida sobre cada tipo de pele. Mas lembre-se, procure um dermatologista para um diagnóstico completo e correto do seu tipo de pele.

Pele oleosa

A pele oleosa ocorre por conta do excesso na produção de sebo, deixando a pele brilhosa, pegajosa e propensa à acne. A pele oleosa tem tendencia genética, mas é afetada pela dieta, estresse e hormônios. Para esse tipo de pele, o ideal são produtos livre de óleo e com textura fluida. É ideal usar produtos com efeito mate, não comedogênicos e controlem o brilho.

Pele seca

A pele seca é a deficiência de água e sebo. A falta de oleosidade e a perda excessiva de água diminui a capacidade de proteção da pele. Normalmente esse tipo de pele coça muito, fica vermelho com facilidade, é ressecada, possuindo rachaduras. Fatores como hormônios, idade, clima e banhos muito quentes tendem a piorar esse tipo de pele. O ideal é sempre fazer uma hidratação profunda, aumentando o teor de água, proteção e fazendo uma renovação celular.

Pele normal

Esse é o tipo mais tranquilo afinal tem equilíbrio entre água e sebo. Para manter esse tipo de pele é necessário higienização, hidratação e proteção solar. Além disso, a região dos olhos precisa ter uma atenção, pois nesse tipo de pele o aparecimento de rugas é intenso.

Pele mista

Com aspectos oleosos na testa, nariz e queixo, aspectos secos nas bochechas e extremidades do rosto, e tendencia à acne, a pele mista precisa ser hidratada constantemente e ter sua oleosidade controlada. Para esse tipo de pele as texturas como sérum, gel e fluido são mais danificadas, e claro, produtos oil-free.

Pele sensível

A pele sensível é pouco tolerante e é propensa a irritações quando entra em contato com determinadas substâncias. Ela não tem uma deficiência como os principais tipos de pele, ela pode ser tanto seca, como oleosa, normal ou mista. Sua condição é baseada nas reações de substâncias, que podem causar coceira, vermelhidão, escamação, manchas e com isso reduzir a barreira protetora, deixando mais suscetível aos fatores externos. Para esse tipo de pele o ideal são produtos com ação calmante, anti-irritação e sem parabenos.

Pele acneica

A pele acneica é irregular, afinal, a acne é uma doença que ocasiona cravos, espinhas, cistos, entre outras coisas, devido às glândulas sebáceas que secretam a gordura para criar uma proteção para a cutis. Para esse tipo de pele o ideal é um acompanhamento com dermatologista. Os produtos para esse tipo de pele devem controlar a oleosidade, ter ação secante, hidratar a pele e se não comedogênicos.